PAIXÃO: AMOR VERDADEIRO OU ENGANO DO CORAÇÃO ? I

on segunda-feira, 3 de outubro de 2011




Muitas pessoas creem que manterão um relacionamento amoroso de qualidade e duradouro, se ficarem apaixonadas por alguém. Entendem que a paixão será o fogo que arderá continuamente sobre o altar do amor; a labareda que jamais acabará; a chama que sempre manterá com vida relacionamentos fortuitos, ou os laços conjugais.

Pensam também que a paixão é duradoura, que resiste às circunstâncias difíceis, que se mantém em chamas, mesmo quando a adversidade bate à porta. Não percebem que a realidade da paixão é bem diferente do que pensam.

O coração humano pode confundir o verdadeiro amor com a paixão, e enganar-se.

Amnon, filho do rei Davi, é um forte exemplo disso. A narrativa bíblica sobre a relação incestuosa dele com a sua irmã Tamar, decorrente de uma violenta paixão por ela, diz: “Depois de algum tempo, Amnon, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi. Amnon ficou angustiado ao ponto de adoecer por causa de sua meia-irmã Tamar, pois ela era virgem, e parecia-lhe impossível aproximar-se dela.

Amnon tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi. Ele perguntou a Amnon:’Filho do rei, por que todo dia você está abatido? Quer me contar o que se passa?’ Amnon lhe disse: ‘Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão’.

‘Vá para a cama e finja estar doente’, disse Jonadabe. ‘Quando seu pai vier visitá-lo, diga-lhe: Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse. Assim poderei vê-la’.

Amnon aceitou a ideia e deitou-se, fingindo-se doente. Quando o rei foi visitá-lo, Amnon lhe disse: ‘Eu gostaria que minha irmã Tamar viesse e preparasse dois bolos aqui mesmo e me servisse’.

A sequência do texto diz que o rei Davi concordou com a ideia e enviou a sua jovem filha Tamar à casa de Amnon,onde ela lhe preparou os bolos como solicitado. Quando tudo estava pronto para que fosse servido Amnon deu ordem aos seus serviçais para que todos saíssem e disse a Tamar: ‘Traga os bolos e sirva-me no meu quarto’. Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão. Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: ‘Deite-se comigo, minha irmã’. Mas ela lhe disse: ‘Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura. O que seria de mim? Como eu poderei livrar-me da minha desonra? E o que será de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você’. Mas Amnon não quis ouvi-la e, sendo mais forte que ela, violentou-a. Logo depois Amnon sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira.E lhe disse: ‘Levante-se e saia!”

Mas ela lhe disse: ‘Não, meu irmão,mandar-me embora seria pior do que o mal que você já me fez’.

Ele porém não quis ouvi-la e, chamando seu servo, disse-lhe: ‘ Ponha esta mulher para fora daqui e tranque a porta’. Então o servo a pôs para fora e trancou a porta. Ela estava vestindo uma túnica longa, pois esse era o tipo de roupa que as filhas virgens do rei usavam desde a puberdade. Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz”.

Amnon pensava estar amando a sua irmã Tamar; mas, o sentimento forte que havia em seu coração era mera paixão, e não, amor verdadeiro. Amnon estava totalmente apaixonado, e enganou-se.

A mera paixão é fadada a cometer erros, e não há como desfazer os erros cometidos através de atitudes passionais.

A paixão é gerada, geralmente, por um atrativo físico, ou pela presença de algo no outro, que chame a atenção.

A paixão visa sempre ao prazer próprio, em especial, o prazer erótico.

No exemplo citado vemos que Amnon ficou atraído pela beleza física de Tamar; ficara preso ao aspecto plástico de sua irmã.

Entendemos que o nível da paixão está relacionado não somente ao atrativo que a desperta, mas também, à dimensão dos obstáculos que tenham que ser enfrentados para a conquista do ser alvo da atenção. As paixões célebres da literatura mundial sempre têm como tônica os obstáculos a aproximação dos apaixonados.

O nivelo da paixão aumenta muito, quando o apaixonado encontra obstáculos que dificultem a sjua aproximação, ou a posse do ser alvo da paixão.

Quando maiores forem os obstáculos, maior será o nível da paixão. Quanto maior for o nível da paixão, maior será a concentração do pensamento no objeto alvo da paixão.

Quanto maior a concentração do pensamento no alvo da paixão, maior será a tensão emocional produzida.

Quanto maior for a tensão emocional que se instale, maior será o nível de fragilidade do apaixonado.

Quanto maior for o nível de fragilidade que se tenha estabelecido no interior do apaixonado, maior será o  nível de conturbação mental.

Quanto maior for o nível de conturbação mental que esteja ocorrendo, maior será a quantidade de atitudes irracionais emitidas pelo apaixonado.

Todo extremo é prejudicial. Como a paixão é uma atitude extremista, deixa o apaixonado muito fragilizado emocionalmente e exposto a qualquer influência. Foi o que aconteceu com Amnon. A angústia tinha a dimensão da paixão que lhe dominava o coração.

Paixão é o estado de apego intenso, porém temporário e até irracional de alguém a algum ser, o qual pode ser uma pessoa, ou um objeto, mas em geral é apego a uma pessoa.

Paixão é uma inclinação emocional intensa e descontrolada, que geralmente implica em sofrimento, e até mesmo em tormento no interior de quem se apaixona.

A paixão é um clone falsificado do verdadeiro amor. Poder-se-ia até dizer que paixão é ‘amor pirateado’, à semelhança dos produtos vendidos em muitas barracas nas ruas das cidades, sem garantia de durabilidade. Com beleza aparente, porém sem firmeza.

A paixão é exatamente assim: mostra tudo como se fosse belo e perfeito, porém sem consistência real. Ela consegue minimizar os defeitos do outro e até não vê-los. Poderíamos mesmo dizer que a paixão é um amor falsificado e coberto de paetês. É amor bijuteria. Paixão não é o verdadeiro amor. É mera reação emocional intensa, ante um atrativo existente em alguém. O amor verdadeiro tem características bem diferentes da mera paixão.

A paixão é uma emoção muito forte, até mesmo arrebatadora, porém sem estrutura suficiente para manter firme algum relacionamento interpessoal.

0 comentários:

Postar um comentário