FAMÍLIA: UM GRANDE PROJETO – IV

on sábado, 14 de abril de 2012



Muitas pessoas vivem simplesmente ocupadas consigo mesmas, só pensam em si, e tudo fazem em função da satisfação do próprio ego. Quando se casam permanecem querendo o mundo aos seus pés. Quando esposos, eles são os MARIDOS EGOÍSTAS. E é grande o número deles. São os maridos para quem todos os desejos e vontades a serem satisfeitos são preponderantemente os seus. Todo o conforto, comodidades e o que de melhor houver a ser adquirido é para eles. Há chefes de família que se ocupam mais em zelar do seu carro, dos seus manga-largas marchador, dos seus zebus, do que dos seus familiares.
Conheço esposos que quando nasce um filho a primeira atitude que emitem é a de abandonar o quarto do casal, passando a dormir noutro aposento, para não serem incomodados pelo choro do recém-nascido. Estes senhores perdem o privilégio de partilhar do trabalho de criação dos filhos, embora se tenham deleitado na realização do ato genital que possibilitou a fecundação daquele bebê.
Um fato tem acontecido com grande frequência em nossos dias: a mulher, depois que passou a desempenhar atividades remuneradas fora do lar, incorporou a si o encargo de dividir com o esposo o custeio das despesas familiares, e em contrapartida deveria dividir também com ele as responsabilidades das tarefas domésticas, à medida da necessidade e possibilidade, num desempenho estabelecido com base no amor, na compreensão empática e no comprometimento, não havendo, assim, sobrecarga para nenhum dos dois, mas isto não é o que geralmente acontece. O comum é: às muitas responsabilidades da vida familiar, a mulher acrescentou a si as atividades profissionais, passando a viver em sobrecarga. O marido egoísta é insensível às necessidades do cônjuge. Não conhece a linguagem de amor que encha de afeto o tanque emocional da esposa e dos filhos. É uma pena que seja assim.
Muitas vezes esposo e esposa trabalham fora de casa, e quando ambos chegam cansados encontram as crianças querendo conversar, brincar, fazer o barulho festivo pela presença dos pais, ou mesmo a choramingar. Aí então, ele grita: “Mulher, tire esta criança daqui, eu quero descansar, eu quero ver o noticiário” ou então, quando a criança vem para junto dele diz: “Vá pro colo de sua mão menino. Me deixe em paz”.  Outros há que quando as crianças vão abraçá-los, logo protestam dizendo: “Afasta pra lá menino, não suje minha roupa, que abuso!” E assim perdem a oportunidade de cativar o filho, de criar laços que se perpetuem para o amanhã.
Os egoístas não conseguem centrar-se no outro visando fazê-lo feliz. Assim fazem também com o cônjuge. Eles são os que não se bastam, mas que querem ser plenamente abastecidos pelos outros, entendendo que os outros têm dever de supri-los até a abastança.
Como pessoas são inadequados e como esposos também. O relacionamento conjugal deve ser sempre repensado, reavaliado, a fim de que cresça em maturidade e os cônjuges venham ser um, como é a proposta de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário