FAMÍLIA: UM GRANDE PROJETO – V

on sábado, 21 de abril de 2012



Tenho certeza que nenhuma pessoa casa-se com outrem com o propósito de viver em desgraça, em miséria, nem em confusão e violência. Ninguém, em sã consciência, projeta destruição para sua vida. Mas a realidade tem mostrado que muitos casamentos são na verdade um viver no inferno, e não no céu. O relacionamento conjugal é doentio, e em muitos casos, até desestruturante. São os casamentos marcados pela violência. Hoje quero lhes falar sobre um outro tipo de marido: O MARIDO VIOLENTO.
Na Bíblia há narrativas sobre um homem chamado Nabal.
Sobre ele a Bíblia diz: “O nome desse homem era Nabal; sua esposa, uma mulher muito linda e inteligente, chamava-se Abigail. Mas o marido... era um tipo esquisito, grosseiro, teimoso; era um sujeito difícil de se lidar. Falando sobre o esposo Abigail declarou: “é um homem tão teimoso, que ninguém pode conversar com ele! Nabal é um homem estúpido, de mau gênio; ... Ele é um louco – é exatamente o que o seu nome Nabal significa”.
Nabal é um personagem cujas atitudes são vistas hoje na vida de um grande percentual de esposos.
Este homem é o protótipo dos maridos violentos de nossos dias. Homens grosseiros, teimosos, esquisitos, estúpidos, pessoas de difícil comunicação, alguém com quem não se pode conversar. Homens de mau gênio. Nabal incampava em sua personalidade, e consequentemente em suas atitudes, o significado do próprio nome, “louco”.
A grande marca de Nabal era sempre agir em loucura. O relato bíblico mostra a maneira agressiva pela qual este homem rico tratava aos seus empregados e à esposa, e como tratou os mensageiros de Davi. Insensatez era sua marca.
Nabal era um homem violento com todas as pessoas. Imagine como era o ambiente familiar. Era exatamente como você pensou: um inferno marcado por um turbilhão de ignorância e agressividade. Como Nabal, há muitos maridos. Homens violentos que mutilam a personalidade das esposas e dos filhos.
A mais destacada característica dos maridos violentos é a agressividade.  E a mais comum expressão de violência é a física. Agridem as esposas como se tivessem sobre elas o direito de vida e de morte. Mas um outro tipo de violência muito comum é a verbal, expressa em forma de palavras estúpidas e de baixo calão. São, na verdade, expressões carregadas de maldições. Tanto a violência física, quanto a violência verbal produzem mutilações emocionais. E tais mutilações são mais dolorosas e destruidoras que uma mutilação física causada por algum acidente. Cônjuges estúpidos e violentos são um estorvo na vida do companheiro.
O marido violento marca a família, mas de forma traumática, aterrorizadora.
Na Bíblia há um relato sobre Jeorão, um rei de Israel, que após sua morte teve a vida sintetizada na seguinte expressão: “E morreu Jeorão e não deixou de si saudades”. Que vida desgraçada foi a desse rei. Tudo o que conseguiu fazer foi marcar negativamente a esposa, os filhos e os súditos do reino.  É isso o que acontece com os esposos violentos. Eles são pessoas que passam na vida de outros gerando muito mais males do que bênçãos. Há tanto esposo violento que, na tentativa de contê-los, as autoridades criaram a Lei Maria da Penha. Embora a Lei possa intimidar, não temos visto uma diminuição da violência doméstica, porque o problema está no coração duro de certos homens. Há maridos que estão muito mais pra espírito imundo do que pra gente. É uma pena. O meu desejo é que haja um repensar de atitudes e mudança radical.

0 comentários:

Postar um comentário